domingo, 21 de setembro de 2008

Palestra nas FIPH Apresenta o Novo Papel do Contador

Ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, a Contabilidade é fundamental para a “vida” das empresas no mercado.

A entidade que abre mão desses profissionais pode perder tempo, e até dinheiro, por não conhecer todos os trâmites das leis que cobram impostos, mas que também garantem direitos a quem cumpre seu dever recolhendo tarifas, por exemplo. O crédito recuperável é um deles. “A empresa paga o imposto na compra de um produto e fica livre na venda, acumulando crédito, e passando a outras empresas”, explicou Gustavo Carvalho, contador da cidade de Itaperuna.

Se o profissional responsável pelas finanças de uma empresa não for graduado, ela pode perder dinheiro pagando imposto não devido. Uma vez que esse trabalhador não aprendeu sobre tais leis na academia. É aí que se situa a importância do curso de Ciências Contábeis.

A Semana Acadêmica das Faculdades Integradas Padre Humberto, realizada de 15 a 10 de setembro, colocou o assunto em discussão com o tema “O novo papel do contador frente às mudanças do mundo contemporâneo”. O palestrante Jorge Henrique Cavichini, formando há apenas dois anos, falou com propriedade e experiência de quem está há anos no mercado de trabalho sobre o papel do contador - aliás, nessa profissão, é muito comum jovens trabalharem em escritórios como auxiliares e, depois, tomarem apreço pela função e buscar graduação.

Segundo Jorge Henrique, a partir de fatos contábeis identificados, o profissional deve gerar informações que possam dar sustentação ao processo de tomada de decisões nas empresas. Esse é o novo papel do contador, muito mais do que simplesmente fazer cálculos e preencher papéis.

Cavachini falou, ainda, sobre as novidades da área como o SPED, que é o sistema público de escrituração digital, uma arma contra a sonegação fiscal, e outros assuntos fundamentais para quem está cursando a matéria e espera se colocar no mercado de trabalho.♠




Anderson Motta

Nenhum comentário: