domingo, 21 de setembro de 2008

Semana Acadêmica de Matemática discute o Ensinar e o Aprender

Balanço geral da Semana Acadêmica do Curso de Matemática das Faculdades Integradas Padre Humberto

A Semana da Matemática é tradição nas FIPH: acontece há 35 anos e foi incluída na Semana Acadêmica da Instituição, que se realiza há cinco anos. É um espaço de debate e reflexão, organizada pelos alunos do 4º período do curso de Matemática, que dispõe sobre temas que vêm de encontro às ansiedades do aluno e do profissional da área e, geralmente, não são conteúdos trabalhados em sala de aula. O objetivo é enriquecer a formação dos futuros professores da área de matemática, que se deparam na sala de aula, com o mito de que a matemática é “bicho de sete cabeças”.

Segundo a professora Madalena, coordenadora do curso nas FIPH, a semana é toda organizada pelos alunos do 4º período, que, após escolherem os temas, buscam os profissionais para discorrerem sobre eles. O evento acontece em quatro dias, sendo cada um dedicado a uma área contemplada pelo curso: matemática, física e química e, no ultimo dia, confraternização com jantar e baile.

No primeiro dia, o tema trabalhado foi “A dificuldade do professor frente ao aluno desmotivado”, com os palestrantes Ana Ferreira, Glênio Daniel e Maria Luíza Soares que apresentaram um trabalho desenvolvido por eles no curso de pós-graduação em docência superior. No segundo dia, o tema foi “Química Ambiental, água, ar e solo”, com a palestrante Juliana Baptista Simões Faria, e no terceiro dia, “O segredo das formigas, com Felipe Diniz.

A aluna Ana Cristina da S. Costa, do 6º período, considerou a Semana proveitosa, pois aprendeu “a visão que o professor deve ter, as atitudes, a criatividade e o dinamismo para tornar as aulas de matemática mais divertidas.”

Madalena Murito, professora e coordenadora do curso, considerou que o objetivo do encontro foi alcançado.
“Conseguimos com que os alunos refletissem sobre a problemática do ensinar e aprender”, concluiu.
Luiz Antônio Poly

Nenhum comentário: