terça-feira, 2 de dezembro de 2008
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Grupo Comédia em Pé se apresentará em Itaperuna

Comunicado da Central Gonzo
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
OREM 2008: Primeiro dia. Antes da Festa a Fantasia: Brahma Gelada ou Bavaria Quente?

Tenho um primo que estuda medicina no Rio, na Gama Filho, e durante essa edição do evento ele hospedou alguns amigos em sua casa, quatorze era o número inicial, que mais tarde aumentaria. Fiquei sabendo que ele e um casal de amigos (kika e Baiano) já tinham chegado de manhã, então aproveitei

Por volta das 16h, pegamos um táxi e fomos para o Colégio Nossa Senhora das Graças, que serviu como alojamento para os estudantes da Gama Filho, se não me engano era o único que recebeu apenas uma faculdade, eram 600 estudantes inscritos segundo a representante do diretório acadêmico deles. Eram lá que todos os estudantes dessa instituição recebiam os crachás de identificação, as camisetas laranja e o passaporte, que era um cartão magnético que servia de entrada para todas as festas. A camisa era um laranja que para brilhar no escuro faltava pouco, essa era a intenção, se destacar em relação às outras torcidas, no peito um lobo e o nome da faculdade. Cada faculdade tem um símbolo, um mascote, o da Gama Filho é um lobo, da UFRJ é o Marciano Marvin do Looney Tunes(Só que bombado), da UFF é um leão, da UERJ é um diabo vermelho, da Souza Marques é o Tio Patinhas, da UNIRIO é um tubarão, da UNIG-Itaperuna é um bulldog vermelho e assim por diante...

Quando chegamos ainda estava claro. Utilizamos o banheiro do mega-mercado que fica do lado e que ficou lotado a semana inteira. A entrada do Poliesportivo estava totalmente acessível, quem quisesse podia entrar. Demos uma volta pelo lugar e descobrimos que a Gama estava jogando vôlei de areia. “Vem, vou te mostrar como que nossa torcida põe pressão!” disse meu primo. Posicionamos-nos na arquibancada e eu tenho que admitir eles pressionam mesmo. O jogo era Gama versos UFF, a dupla da federal sofreu com os insultos da torcida laranja. “Ô viadinho! Ô viadinho, tu vai errar viadinho!”. O jogo já estava quase no final quando chegamos, não tenho idéia de como estava o placar, nem de como terminou. A vitória foi da UGF, segundo a Kika um dos caras da dupla era jogador profissional. Realmente deu para ver que eles eram superiores em relação a outra dupla. Eles venceram e depois agradeceram pela torcida, todos pulavam em cima das arquibancadas e cantavam os hinos, fiquei com medo de aquela porra quebrar sob meus pés, mas felizmente sobrevivi.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Pré-OREM, a Festa de Boas Vindas!

Durante o período da tarde eu ainda não tinha percebido nenhuma movimentação diferente em Itaperuna, porém enquanto eu saía do banho, ouvi uma música bem alta vinda da direção dos shoppings. Um pouco depois meu irmão chegou em casa e logo me disse: “Ta cheio de gente lá na rua”.
A Caminhada Noturna
Essa uma hora de descanso me deixou mais relaxado e disposto. Às 23h58 saí de casa, fui andando para sentir o clima da cidade, quando cruzava a ponte já percebi que seria uma terça-feira mais animada do que uma sexta de movimento itaperunense normal. Chegando perto do shopping velho, duas garotas retiravam malas enormes do porta-malas de um carro popular e nos fundos, uma lâmpada estroboscópica piscando, na praça de alimentação muitas mesas estavam ocupadas, o que não é normal à essa hora. A música que eu ouvi em casa, vinha lá dos fundos, comprei uma lata de cerveja e fui até lá, a visão era surreal, o restaurante Las Ollas, que há um bom tempo não conseguia ficar lotado, nesse momento tinha uns quatrocentos estudantes recém chegados com muita vontade festejar transformando o restaurante em uma boate. Gente por toda a parte, dançando, conversando, tinha até gente em pé em cima da cadeira. Conversei com um cara que estava perto do caixa com seus amigos, ele me disse que os que estavam lá eram todos da Souza Marques e que uma banda de pagode se apresentaria mais tarde. Resolvi continuar meu caminho até a festa, no meio do caminho até bateu um arrependimento na cabeça, eu deveria ter ficado um pouco e tirado algumas fotos, mas estava na hora programada para o início da festa.
Mais passos a direção noroeste da cidade, mais especificamente em frente à rodoviária, a praça estava também completamente lotada, todos os três quiosques. Comprei mais uma cerveja segui em direção ao Itapuã Clube, no percurso vários apartamentos tinham uma movimentação similar a um final de semana festivo.
Em frente ao portão
Depois dali que comecei a perceber que realmente teria bastante gente na festa, quando me aproximava do clube, carros passavam com música alta e buzinando, grupinhos de pessoas iam conversando. Um desses até já estava cantando o hino da Gama Filho: “Medicina, Gama filho/ É tradição, acima de tudo/ A união. Um copo de pinga/ Em cada mão/ Olê, olá, olê, Gama!”.
Do lado de fora do portão a festa já havia começado, como a entrada não havia sido liberada o pessoal resolveu começar a agitar do lado de fora mesmo, o que geralmente acontece por causa das poucas entradas disponíveis e o grande número de trailers em frente ao portão. Comprei mais uma cerveja e fiquei rodando por lá conversando com conhecidos esperando a oportunidade de poder entrar. A cerveja que estavam vendendo por lá não estava gelada o suficiente, quando a lata estava pela metade ela já tinha esquentado, o que fez com que eu não comprasse mais nenhuma do lado de fora e ficasse com mais vontade de entrar.
Party On!

Eram cerca de quatro tendas distribuindo a cerveja, mas só uma vendia as fichas, não era uma tenda era um local fixo que fica ao lado palco, do lado esquerdo, que deve ter sido projetado originalmente para servir como bar do local. Enfrentei uma batalha maior ainda para comprar as fichas do que para entrar, todo mundo se espremia novamente. Não era meu dia de sorte. Para evitar ter de passar por isso novamente calculei quantas latinhas eu consumiria até o fim da noite, separei o dinheiro e fui à luta. Comprei as minhas e de um amigo, saí de lá suado e com sede. Eram 02h15, uma hora depois de começar a entrar consegui finalmente pegar minha cerveja e fui fazer reconhecimento de campo.
Como eu já disse eram quatro tendas distribuindo cerveja. Três em volta da pista de dança e uma lá maior lá em baixo, estavam no mesmo lugar que na Tonteria Geral, mas desta vez não havia barracas de drinks. Além da pista de dança onde se apresentaram o DJ Luciano Guydon e a banda de pagode Momento Certo, enquanto esta tocava a tenda eletrônica começou a funcionar, ela se situava perto da barraca maior, do lado de fora.
A festa foi tranqüila, encontrei algumas pessoas que não via há algum tempo, tomei minhas cervejas e dancei um pouco. Em certo momento um sujeito me abordou: “Cara, achei que sua camisa era do Cruzeiro, ia até te zuar agora”. Eu estava usando a camisa do Chelsea FC da temporada passada que lembra algumas camisas do time mineiro. “Por quê? Você torce pelo Atlético Mineiro?”, perguntei. O cara respondeu positivamente com a cabeça. “Então agora que você vai poder me zuar mesmo, sou Flamenguista!”, me referindo à derrota por 3 a 0 para o time dele. Conversamos mais um pouco, ele até me apresentou uma garota que eu já conhecia.
Rodei mais um pouco por lá, mas o relógio já marcava 04h e pouca, resolvi voltar para casa, troquei as poucas fichas que restavam em cerveja e segui caminho de volta.
Pra fechar a noiteEstava pensando em passar no shopping novamente, mas o movimento já havia terminado. A volta foi tranqüila, sem nenhuma surpresa até passar em frente ao 10 de Maio, as luzes continuavam acesas e uma bandeira enorme foi pendurada na lateral do prédio, nela um leão mostrava os dentes sobre os dizeres “Leões da UFF”. Parei por ali um pouco, conversei com um pessoal que estava do lado de fora, falei que estava fazendo a cobertura e eles me convidaram para voltar na manhã seguinte para assistir o handebol feminino que aconteceria na quadra do colégio e mostraram uma das atletas, muito bonita por sinal. Depois tentei entrar para ver o que estava acontecendo, o segurança não deixou porque eu não tinha o crachá de participante, mas deixou tirar algumas fotos. O pátio havia virado uma pista de dança, uma mini aparelhagem de som ditava o ritmo.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
OREM 2008 - XV Olimpíadas Regionais de Estudantes de Medicina em Itaperuna

O evento que acontece anualmente desde 1993, teve esse ano a participação das seguintes faculdades:
Além dos 150 jogos e 50 provas de natação, aconteceram festas todos os dias no Parque de Exposições da CAPIL com shows de Banda EVA, DJ Marlboro, Bartucada e várias bandas locais. A movimentação do evento gerou muita renda para a cidade, principalmente para os setores de transporte público, hospedagem, bares e restaurantes e similares.
Nosso repórter esteve presente durante todo o evento, e a partir de agora, você confere nosso diário de bordo com fotos, vídeos e o olhar do Gonzo Jornalismo. Agradecimentos ao pessoal do DARCT Sandro, Felipe e Marlon, que nos receberam muito bem e nos deram a oportunidade de fazer esse trabalho, e aos nossos parceiros. ♠
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Eddie Vedder Compõe Música Para Time de Beisebol

Em uma parte da letra, a música diz:
"Nossos heróis usam listras, listras azuis, dê-nos uma chance de nos sentir como heróis também "
Referindo-se aos 100 anos que o time não conquista um título.
"Se seu time não ganha um título há muito tempo. Não fique triste. Saiba que tem gente com a situação pior do que a sua: O Chigaco Cubs! "
♠
Confira a versão ao vivo da musica abaixo:
Música Tema do Novo 007 Agora em Vídeo

O vídeo é bem simples, gravado inteiramente em Chroma Key (fundo verde) com os dois interpretes Alicia Keys e Jack White tocando seus instrumentos e cantando, com efeitos de enquadramento e fundos de computação gráfica. Nada de mais. O destaque vai para os takes em que Alicia aparece de corpo inteiro. =]
Para assistir é só por para rodar no player abaixo. ♠
sábado, 27 de setembro de 2008
Primeiro GP Noturno da F-1 Gera Brincadeiras Por Todos Os Lados





sexta-feira, 26 de setembro de 2008
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Curso de Psicologia Encerra Semana Acadêmica Com Saldo Positivo
Outro tema abordado foi a “Psicologia clínica no âmbito hospitalar”, ministrado pela psicóloga Maria Cecília Armond, que detalhou sobre os procedimentos de tratamento psicológico entre pacientes e suas famílias no âmbito hospitalar.
A semana foi encerrada com a exibição do documentário “O cinema como arte perversa”, do filósofo e psicanalista esloveno Slavo Zizek, e com um debate sobre o documentário com a coordenadora do curso de Psicologia, Denise Tinoco, e o professor Alexandre Vasilenskas Gil, também do curso de psicologia, e alunos.
Tatiane Rodrigues, aluna do 4º período de Psicologia, disse ter gostado de todos os temas.
“Achei todos muito importantes, e a palestra sobre psicologia hospitalar foi algo novo pra mim. No curso aprendemos basicamente teoria, e a palestra detalhou mais a prática”.
Segundo a coordenadora do curso, Denise Tinoco, a semana foi benéfica para todos os participantes:
“O saldo é positivo sempre porque a gente pode está contribuindo não só com os alunos, mas com todos os participantes. Podemos fazer uma mudança de mentalidade trazendo uma nova materialidade psíquica para as pessoas”, concluiu Denise.♠
Futuros Contadores Têm Mercado de Trabalho Promissor
A semana acadêmica das Faculdades Integradas Padre Humberto iniciada dia 15 último terminou, e uma frase do palestrante José Antonio F.da Silva, do Rio de Janeiro, ficou registrada: “Não há sucesso sem contabilidade”, disse ele. José Antonio ministrou sobre “O Papel do Contador no Mercado de Trabalho”, e nessa última palestra da Semana, enquanto ele falava, os estudantes ficavam ávidos pelo assunto, pois se tratava de chances de colocação no promissor mercado e as chances quanto aos salários pretendidos.
Mateus Fernandes Pereira, aluno do 4º período do curso de Ciências Contábeis, afirmou que a semana fora muito proveitosa para ele, que ainda não tem experiência no mercado de trabalho. O tema fez com que ele percebesse quais atitudes devem ser tomadas para a formação de um bom profissional. Porém, na opinião do graduando, essa conferência poderia acontecer mais vezes e em lugar mais amplo para que todos conheçam a importância do contabilista nas entidades e também para divulgar o curso de Ciências Contábeis.
Com excesso de lotação nas salas reservadas para as atividades, todos os dias, a Semana Acadêmica foi aplaudida pelos graduandos, que tiveram a oportunidade de perguntar, questionar e receber orientação e incentivo para seu futuro profissional.♠
Anderson Motta
domingo, 21 de setembro de 2008
A Psicologia Clínica no Âmbito Hospitalar
A psicologia clínica no âmbito hospitalar tem uma importância tão considerável que foi tema de uma das palestras destinadas aos alunos do curso de Psicologia, realizadas na V Semana Acadêmico-científico-cultural das Faculdades Integradas Padre Humberto.
O assunto foi abordado pela psicóloga Maria Cecília Armond Cavalcanti, que tratou sobre vários pontos relacionados ao tratamento no âmbito hospitalar como o atendimento aos pacientes, às famílias, e o relacionamento com a equipe de saúde, dentre outros.
Segundo Maria Cecília Armond, o trabalho no âmbito hospitalar é um trabalho de acolhimento aos pacientes:
“O hospital é um lugar onde há muita angústia, muito sofrimento, e o psicólogo está ali pra acolher esse sofrimento e ajudar a pessoa a se adaptar àquela realidade, a um lugar onde a pessoa não queria estar”, explicou.
Diferente da psicologia clínica, os atendimentos acontecem nos leitos e podem ser interrompidos a qualquer momento por procedimentos médicos.
“A vida daquela pessoa é muito mais importante do que o sofrimento emocional naquele momento. A dor física tem prioridade sobre a dor emocional”, concluiu a psicóloga.♠
Nilciane Grippa
Palestra nas FIPH Apresenta o Novo Papel do Contador
Se o profissional responsável pelas finanças de uma empresa não for graduado, ela pode perder dinheiro pagando imposto não devido. Uma vez que esse trabalhador não aprendeu sobre tais leis na academia. É aí que se situa a importância do curso de Ciências Contábeis.
A Semana Acadêmica das Faculdades Integradas Padre Humberto, realizada de 15 a 10 de setembro, colocou o assunto em discussão com o tema “O novo papel do contador frente às mudanças do mundo contemporâneo”. O palestrante Jorge Henrique Cavichini, formando há apenas dois anos, falou com propriedade e experiência de quem está há anos no mercado de trabalho sobre o papel do contador - aliás, nessa profissão, é muito comum jovens trabalharem em escritórios como auxiliares e, depois, tomarem apreço pela função e buscar graduação.
Segundo Jorge Henrique, a partir de fatos contábeis identificados, o profissional deve gerar informações que possam dar sustentação ao processo de tomada de decisões nas empresas. Esse é o novo papel do contador, muito mais do que simplesmente fazer cálculos e preencher papéis.
Cavachini falou, ainda, sobre as novidades da área como o SPED, que é o sistema público de escrituração digital, uma arma contra a sonegação fiscal, e outros assuntos fundamentais para quem está cursando a matéria e espera se colocar no mercado de trabalho.♠
Anderson Motta
Semana Acadêmica de Matemática discute o Ensinar e o Aprender
Segundo a professora Madalena, coordenadora do curso nas FIPH, a semana é toda organizada pelos alunos do 4º período, que, após escolherem os temas, buscam os profissionais para discorrerem sobre eles. O evento acontece em quatro dias, sendo cada um dedicado a uma área contemplada pelo curso: matemática, física e química e, no ultimo dia, confraternização com jantar e baile.
No primeiro dia, o tema trabalhado foi “A dificuldade do professor frente ao aluno desmotivado”, com os palestrantes Ana Ferreira, Glênio Daniel e Maria Luíza Soares que apresentaram um
A aluna Ana Cristina da S. Costa, do 6º período, considerou a Semana proveitosa, pois aprendeu “a visão que o professor deve ter, as atitudes, a criatividade e o dinamismo para tornar as aulas de matemática mais divertidas.”
Madalena Murito, professora e coordenadora do curso, considerou que o objetivo do encontro foi alcançado.
“Conseguimos com que os alunos refletissem sobre a problemática do ensinar e aprender”, concluiu.♠
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Estilista Lança Coleção Homenageando Clássico dos Games
O estilista Londrino Giles Deacon inovou na London Fashion Week quando lançava sua coleção Primavera-Verão 2009. No desfile as modelos usaram uma espécie de capacete fazendo referencia aos personagens do jogo Pac-man, clássico do Atari no qual uma bola amarela vive em um labirinto comendo outras bolinhas e fugindo de fantasmas.
O difícil é entender a relação das roupas com o game. Se essa moda de referencias aos games futuramente pegar, será que veremos modelos usando bigodão e chapéu vermelho também? =]
Ouça A Música Tema de 007: Quantum Of Solace

♠
Sarah Silverman Ganha 2 Emmys Por “I’m Fucking Matt Damon”

No vídeo Sarah mostra como anda sua vida depois do fim do relacionamento dos dois numa linguagem que os dois entendem muito bem, o humor. Algum tempo depois, Jimmy fez outro vídeo como resposta para ela. Você pode assistir ambos em versão legendada abaixo.
No Brasil, podemos assistir Sarah no canal Sony, com seu programa Sarah Silverman Program. E Jimmy Kimmel no canal FX, com o The Man Show.
Assista agora o video de Sarah:
http://www.morraderir.com.br/videos/ea3c424643
E agora a resposta de Jimmy:
http://www.morraderir.com.br/videos/77352f36bc
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Cinema em Cena no XXII Encontro Internacional da SOCINE

A Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) realizará entre os dias 15 e 18 de outrubro, em Brasília, o XXII Encontro Internacional da Socine. O evento, a ser sediado na Unversidade de Brasília (UnB), contará com mesas e seminários temáticos, além da apresentação de trabalhos individuais, realizados por estudiosos brasileiros e estrangeiros. A lista de assuntos para 2008 inclui temas como Cinema como Arte, e Vice-Versa; Cinema e Televisão, Múltiplas Interlocuções Possíveis; Cinema no Brasil: Primeiras Décadas (1896-1942); Cinema, Transculturalidade, Globalização; Corpo e Audiovisual; Gêneros Cinematográficos na América Latina e Indústria e Recepção Cinematográfica e Audiovisual, além de uma série de trabalhos menores.Para os interessados, agências de turismo on-line dispõe de pacotes, que incluem passagens de ida e volta e hospedagem, a preços promocionais. Informações adicionais podem ser obtidas no endereço http://www.socine.org.br, sítio da SOCINE na internet.♠
Marcos Curvello
Pequenas empresas, grandes patroas
Em Itaperuna as MPE’s confirmam esses dados. Maiores contratantes na cidade, as pequenas empresas garantem o sustento de muitas famílias. Num bairro periférico, por exemplo, uma modesta fábrica de vassouras mantém sete pessoas empregadas. São estudantes que custeiam seus cursos e chefes de família que, dali, retiram o pão de cada dia.
Segundo o proprietário da Vassouras Itaperuna, Itamar Ferreira, ele movimenta renda para o município e ajuda a comunidade, empregando algumas pessoas. Itamar diz gostaria de contar com a parceria de outros empreendedores e sugere: “Aqui na cidade poderia ter empresas de reciclagem. Eu compro material de diversos lugares do Brasil, porque aqui não tem.”
As matérias-primas usadas na fabricação das vassouras vêm de outros estados, algumas são nativas, como por exemplo, a piaçava, que vem da Bahia. A bacina, um produto usado no meio da piaçava, é trazido do Amazonas. O cabo da vassoura, que é de um simples pinus, vem de Santa Catarina. O fixador do cabo - aquela madeirinha quadradinha - vem do Pará. A latinha que segura a piaçava e divulga a marca, vem de Juiz de Fora (MG)
Perguntado sobre o por quê de comprar matéria-prima tão longe, Itamar disse que na região não exitem empresas fornecedoras, “nem a latinha da vassoura ninguém fabrica por aqui”. Ele sugere que empresas poderiam reciclar latas e fornecer para diversos empreendedores.
Com produção média de 50 dúzias de vassouras por dia, a fábrica itaperunensse abastece todo o estado do Rio há 17 anos, concentrando suas vendas na região noroeste, pois não compensaria disputar mercado em outros estados, já que a despesa com transporte comprometeria o lucro.♠
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
1° Encontro de Motociclistas em Itaperuna

O evento foi realizado no Centro Poliesportivo. Logo na entrada encontramos uma mini-feira com barracas nas laterais. De chaveiros, bonés, camisas estampadas, equipamentos motociclisticos até um sujeito que escreve o seu nome em um grão de arroz por um preço bem camarada. Entre as tendas, motos de todos os gostos, tamanhos, marcas e modelos, e um varal com as bandeiras dos motoclubes de todo o Brasil, que compareceram.
Logo onde acabavam as tendas comerciais começava uma outra bem grande, onde serviam-se churrasco e porções de canjiquinha, prato típico da região, gratuitamente, para os membros dos clubes(e extra-oficialmente também para os não membros). Mais atrás, na quadra coberta, onde na entrada encontramos mais motocicletas, e, um pouco mais à direita, um globo-da-morte, foram preparadas as instalações de camping com disponibilidade de chuveiros de água quente.
Já no campo aberto foram armadas mais algumas grandes tendas-bares, cheias de freezers entupidos com cervejas e refrigerantes, que ficam de frente para o palco onde as cinco bandas se apresentaram e ao lado do palco um trailer que em uma ponta servia de boteco com um variado leque de bebidas, e na sua extensão uma lanchonete que servia um delicioso e macio pastel feito na hora.
O encontro foi organizado pelo Moto Clube Sombra’s da Estrada de Itaperuna, e conversando com um membro, Rogério, ele nos falou da importância da primeira edição ser bem sucedida.
- “Se esse evento não agradar aos motociclistas presentes, eles não voltam nos próximos. Tomara que todos gostem, pois estamos fazendo tudo para que seja o melhor possível. E para que ano que vem possa acontecer outra vez”
Ele disse também que para ser um evento nacional há certos requisitos, como área de camping e churrasco grátis. E eles cumpriram todos, e fizeram melhor, em vez de um, dois churrascos foram oferecidos e também teve a já citada canjiquinha.
Rogério também nos explicou como funcionam normalmente os encontros. Sempre são feitos no período de três dias, no primeiro há pouco movimento, pois é quando começam a chegar o pessoal que mora fora. No segundo dia, é o grosso do evento onde o maior número de motociclistas está presente, principalmente no período da tarde, e de noite o publico não-motociclistas comparece em peso. No terceiro, um café da manhã de confraternização acontece selando o encontro.
O evento recebeu apoio principalmente da Secretaria de Cultura, Lazer e Esporte da Prefeitura de Itaperuna. Algumas empresas apoiaram também, esperamos que no próximo ano se realize novamente e entre definitivamente para o calendário municipal.♠
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
No Ar!
